Workshop com Wilson das Neves

Workshop com Wilson das Neves Folder

(Saturday) July 16, 2016 - 14:00

Audio Rebel - Visconde de Silva 55 (Map)

16 people attended

5.0/5 (1)

Report event

DESCRIPTION

Workshop com Wilson das Neves
conteúdo:
BATE PAPO ILUSTRADO POR DIFERENTES RITMOS, TECNICAS E CONCEITOS TOCADOS PELO MESTRE
16/07 das 14h as 17h
Preço: R$100

Wilson das Neves (Rio de Janeiro, 14 de junho de 1936) é um baterista, cantor e compositor brasileiro.

Estudou música com Joaquim Naegele e logo depois com Darci Barbosa.[1] Aos 14 anos, através do ritmista Edgar Nunes Rocca, o Bituca , tocou na Escola Flor do Ritmo, no bairro do Méier. Anos mais tarde, deu começo à sua carreira de baterista na orquestra de Permínio Gonçalves.

Entre 1957 e 1968, Wilson das Neves acompanhou a pianista Carolina Cardoso de Menezes, foi membro do Conjunto de Ubirajara Silva, estreou como músico de estúdio na Copacabana Discos, se integrou em conjuntos como o de Steve Bernard e o de Ed Lincoln. Tocou com o flautista Copinha, com o pianista Eumir Deodato no conjunto Os Catedráticos, e com Eumir e Durval Ferreira no grupo Os Gatos. Fez parte da orquestra de Astor Silva, da orquestra da TV Globo e da orquestra da TV Tupi de São Paulo, liderada pelo maestro Cipó.[1] Além disso, gravou com Elza Soares, o disco Elza Soares - Baterista: Wilson das Neves e formou seu conjunto, registrando o LP Juventude 2000.

Em 1969 gravou pela Polydor seu segundo disco, Som Quente É o das Neves e, no ano seguinte, o LP Samba Tropi - Até aí morreu Neves, desta vez pelo selo Elenco/Philips. Estes dois trabalhos tiveram arranjos de Erlon Chaves. Desse período até 1973, acompanhou artistas como Elis Regina, Egberto Gismonti, Wilson Simonal, Elizeth Cardoso, Roberto Carlos, Francis Hime, Taiguara e Sérgio Sampaio.

Em 1975 participou da gravação dos discos Lugar Comum, do músico João Donato; e Meu Primeiro Amor, da cantora Nara Leão; no ano seguinte, tocou timbales no clássico África Brasil, de Jorge Ben.

Tempos depois fez o terceiro disco com o seu conjunto, o LP O Som Quente É o das Neves. Nesse trabalho, lançado pela gravadora Underground/Copacabana, Wilson das Neves estreou como cantor e compositor. Os arranjos foram feitos por João Donato e pelo tecladista Sérgio Carvalho.

Figura presente no samba, o baterista tocou ao lado de grandes nomes do gênero como João Nogueira, Beth Carvalho, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Martinho da Vila e muitos outros. Foi ritmista na escola de samba Império Serrano, onde tocava tamborim[2] .

Como compositor, é parceiro de Aldir Blanc, Paulo Cesar Pinheiro, Nei Lopes, Ivor Lancellotti, Claudio Jorge, Marcelo Amorim, Moacyr Luz e Chico Buarque, com quem toca desde 1982.

Gravou em 1996 o disco O Som Sagrado de Wilson das Neves, lançado pela CID com participações de Paulo César Pinheiro e Chico Buarque, agraciado com o Prêmio Sharp.

Em 2001 participou do CD O Quintal do Pagodinho, idealizado por Zeca Pagodinho e produzido por Rildo Hora.

Desde 2003 é integrante do combo carioca Orquestra Imperial, sendo cantor e compositor parceiro dos jovens integrantes do grupo.

Em 2004 lançou o CD Brasão de Orfeu no Centro Cultural Carioca, onde também foi apresentado o curta-metragem O samba é meu dom, no qual o compositor contou detalhes de sua vida.

Em 2006 atuou no filme Noel - Poeta da Vila, no papel do motorista e cantor Papagaio.

Em 2011, Das Neves lançou, no Brasil e Europa, seu terceiro CD como cantor e compositor, Pra Gente Fazer Mais um Samba. Indicado melhor cantor pelo Prêmio da Música Brasileira 2011 e vencedor como melhor álbum de samba.[5]

Em 2013 fez uma participação na música Trepadeira, do CD O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui, do rapper Emicida.

Em mais de cinquenta anos de carreira como baterista, participou de mais de 600 gravações [5] e acompanhou Carlos Lyra, Ney Matogrosso, João Bosco, Maria Bethânia, Gal Costa, Emílio Santiago, Nelson Gonçalves, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alcione, Tom Jobim e Miucha, entre vários artistas da MPB além de internacionais como Michel Legrand, Toots Thielemans, Sarah Vaughan e Sean Lennon.

(Saturday) July 16, 2016

Workshop com Wilson das Neves

Audio Rebel Visconde de Silva 55 Rio de Janeiro, RJ Brazil

Suggestion of event:

Especial de Natal do Rock7 | R...

Especial de Natal do Rock7 | Ramona Rox
Rock7 Music Pub

See all information

Suggestion of event:

Rooteria no Rock7 / Tributo Na...

Rooteria no Rock7 / Tributo Nando Reis + O Rappa
Rock7 Music Pub

See all information

Suggestion of event:

Super Bowl no Rock7 Music Pub

Super Bowl no Rock7 Music Pub
Rock7 Music Pub

See all information

Suggestion of event:

TIAGO IORC + Humberto Gessinge...

TIAGO IORC + Humberto Gessinger | Rio de Janeiro, RJ
Metropolitan Rj

See all information